A firma Henning Larsen Architects venceu um concurso para projetar o novo edifício do campus universitário de Torshvan, nas Ilhas Faroe. O campus de oito mil metros quadrados é inspirado principalmente nos assentamentos vernaculares locais, aproveitando as antigas técnicas construtivas desenvolvidas para condições climáticas extremas.
O projeto prevê uma série de volumes posicionados para fornecer abrigo natural, abraçando a tradição faroesa de "ler a paisagem". O centro do novo campus é uma praça interna. Juntamente com uma biblioteca, áreas de estudo casuais, uma cantina, um café, escritórios para a equipe de pesquisa e administração, salas de aula e um auditório móvel considerável, a "rua central" e a escada substancial têm a intenção de incentivar interações diárias e promover a socialização entre os estudantes.
Nosso projeto foi inspirado nos métodos históricos de construção faroeses e nos antigos edifícios de madeira maciça, ao mesmo tempo em que oferece à Universidade das Ilhas Faroe um campus moderno que se mistura perfeitamente à paisagem e ao seu contexto variado. -- Ósbjørn Jacobsen, Diretor de Projeto, Sócio, Henning Larsen Ilhas Faroe
Artigo Relacionado
Henning Larsen divulga projeto para terminal de balsas nas Ilhas FaroeAs duradouras estruturas antigas, a habilidade tradicional e a arquitetura distinta das Ilhas Faroe foram uma clara fonte de inspiração para Henning Larsen durante o projeto. As Ilhas Faroe são lar de algumas das edificações de madeira - ainda em operação - mais antigas do mundo, algumas das quais remontam ao século XI. A madeira será usada na construção dos edifícios e um telhado de turfa será fixado sobre ela para mesclar a edificação à famosa paisagem de Torshavn.
O pátio central é murado e coberto por volumes em todos os lados, proporcionando as circunstâncias ideais para atividades ao ar livre. Isso é feito para combater o clima frequentemente mutável de Torshavn, onde é normal enfrentar diferentes condições climáticas em um único dia. As características verdes continuam nas elevações norte e sul das edificações e são compostas por módulos de fachada destinados a suportar o crescimento das plantas durante todo o ano. Este componente da fachada integra a natureza vertical como um aspecto integral do projeto, em vez de uma reflexão tardia, com suas vantagens estéticas e estruturais.
Usando simulações de vento e sol, posicionamos o volume de forma a protegê-lo das intempéries. Estamos transformando algumas partes existentes de um estacionamento em um novo espaço verde comunitário, protegido dos fortes ventos do noroeste que dominam Torshavn. Dessa forma, adicionamos 150 dias à temporada confortável ao ar livre e criamos as melhores condições possíveis para a vida externa em um dos locais mais severos do mundo. -- Jakob Strømann-Andersen, Diretor de Sustentabilidade e Inovação, Henning Larsen
Recentemente, Henning Larsen projetou diversos espaços culturais em todo o mundo. Mês passado, o estúdio revelou o projeto para a nova sede e terminal de balsas da Smyril Line também em Torshavn. A edificação presta homenagem aos tradicionais barcos de pesca faroeses tendo como pano de fundo os mares abertos. No mês passado, o estúdio, junto com o escritório australiano Architectus e os consultores globais Arup, foram selecionados para transformar o Teatro de Canberra na Austrália. Por fim, na tentativa de reestruturar e repensar o impacto ambiental da indústria arquitetônica, Henning Larsen recentemente apresentou a exposição "Changing Our Footprint" no Fórum de Arquitetura Aedes em Berlim.